dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    

1) A vida do pneu radial irá diminuir se forem utilizadas baixas pressões de inflação?

R: Se a baixa pressão for compatível com a carga aplicada no pneu, provavelmente o pneu terá uma vida maior do que inflado com altas pressões, pois as baixas pressões aumentam a área de contato do pneu com o solo e, conseqüentemente, diminuem o deslizamento (patinagem) e, com isso, o desgaste do pneu será menor.

 2) Os fabricantes de pneus honrarão os termos de garantia dos pneus se as baixas pressões forem utilizadas?

 R: Sim. Todas as grandes empresas fabricantes de pneus recomendam o uso da “baixa/correta” pressão nos pneus radiais. Elas têm publicado manuais e catálogos que fornecem tabelas para selecionar a pressão correta do pneu, porém, consulte o fabricante do pneu ou do trator e siga as recomendações descritas no manual do proprietário.

 3) É necessário mudar a pressão de inflação do pneu toda vez que for mudado o equipamento com o qual o trator está trabalhando?

 R: Caso os equipamentos sejam semelhantes em peso e forma de acoplamento no trator (de arraste ou montado) essa regulagem minuciosa pode não ser necessária. Porém, caso os equipamentos sejam muito diferentes,principalmente em peso, nova regulagem será importante.

 4) Os pneus radiais poderão ser instalados em tratores mais antigos? Poderá acontecer dos pneus “escorregarem” no aro?

 R: Os aros de tratores mais modernos são construídos com assento bastante preciso e as novas técnicas de montagem de pneus com líquidos selantes têm resolvido esse problema. Porém, com aros velhos, deve-se tomar cuidado redobrado para que isso não aconteça. Tratores de grande potência 4 x 4 equipados com aros de até 46 polegadas de diâmetro também devem ser alvo de cuidados especiais na montagem. Em caso de rodarem no aro, recomenda-se a troca do aro ou aumento da pressão até que o problema seja solucionado.

 5) Haverá perigo de sobrecarregar a unidade de potência do trator quando os pneus são inflados com baixas pressões?

 R: Quando se utiliza a pressão adequada à carga aplicada no eixo, maiores áreas de contato do pneu com o solo são obtidas e isso irá refletir em maior capacidade de tração do trator, quando comparada com pneus muito inflados. Neste caso, a velocidade de deslocamento do trator deve ser ajustada para que o sistema não seja sobrecarregado. 

 É importante manter a velocidade de deslocamento adequada durante as operações de preparo do solo mais pesadas. A potência adicional do trator deve ser utilizada para se obter maiores velocidades de deslocamento e aumentos de produtividade e não para tracionar equipamentos maiores, que exijam maiores potências.

 6) É necessário lastrar o trator quando se utiliza pneus radiais inflados com a pressão recomendada?

 R: A lastragem deve ser realizada para que se obtenha o melhor desempenho do trator. A quantidade de lastro depende do tipo de trator (4 x 2,  4 x 2 TDA e 4 x 4), tipo de equipamento a ser utilizado com o trator e do tipo e condições do solo. Normalmente, as especificações de lastragem devem ser fornecidas pelos fabricantes e revendedores de tratores. Após a adequação da lastragem, a pressão de inflação do pneu poderá ser obtida.

 7) A baixa pressão de inflação dos pneus de tratores 4 x 4 influirá na vibração ou saltos (“power hop”), que podem surgir quando esses tratores realizaram operações que exigem grandes forças de tração?

R: Em geral, o uso da “baixa/correta” pressão de inflação dos pneus radiais contribui para diminuir os saltos que esse tipo de trator pode apresentar nessas condições extremas. Porém, sob certas condições de solo, essa situação pode perdurar, quando equipamentos de arrasto são utilizados. Para maiores informações, contacte o seu revendedor de tratores ou os Órgãos de Pesquisas e Universidades.
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Arno Dallmeyer
22/07/2010 14:55:17
Leonardo,
vejo em sua biografia que vocÛ estß cursando doutorado em MecanizaþÒo AgrÝcola. Onde Ú este curso? O mestrado dever ter sido em Piracicaba, na ESALQ, nÚ?
Obrigado por me esclarecer: arnomaq@yahoo.com.br

Mauricio Javier De León
27/09/2012 14:22:52
Caro Leonardo, no caso de pneus diagonais sempre existe a dúvida da utilização de lastro líquido principalmente se o trator é empregado na realização de diversos tarefas (transporte, operações à campo etc) e se desloca em diferentes superficies (asfalto, cimento, chão batido) durante o dia, nesses casos vale a pena colocar o lastro líquido nos pneus ou é melhor utilizar somente com ar?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Mecanização
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada